




Um pouco da história deste lúpulo:
Inicialmente desenvolvida nos Estados Unidos pelo USDA (departamento de agricultura americano) para ser um lúpulo de alto alfa ácido, foi lançado comercialmente em 1974.
É descendente do lúpulo inglês Sunshine e uma planta macho nativa dos Estados Unidos. Com a chegada de novos lúpulos com teores de alfa ácidos ainda mais altos, a COMET foi deixada de lado nos anos 80. Recentemente voltou a cair no gosto dos cervejeiros pelo seu duplo propósito de amargor e aroma.
E no país abençoado por Deus e bonito por natureza:
Aqui no Brasil tem sido uma das variedades que melhor se adaptou ao clima e solos brasileiros, entregando altos teores de alfa ácido e grande quantidade de óleos essenciais.
Cervejas ou receitas para provar o potencial deste lúpulo:
A Prussia Bier, cervejaria de São Gonçalo do Rio Abaixo em Minas Gerais, junto com o Leandro do canal Cerveja Fácil, desenvolveu uma receita só com lúpulos IraHops no estilo BR-ALE que deixa bastante evidente o potencial do Comet.
Confere aqui: https://loja.prussiabier.com.br/cerveja-leandro-br-ale-lata-473ml-unidade (é uma receita sazonal, portanto estoque é limitado)
Perfil Aromático:
Aromas cítricos, tropicais e picantes
Perfil Amargor:
Com grande poder de amargor, devido ao grande teor de Alfa-ácidos, a grande quantidade de óleos e co-humulona faz com que esse lúpulo deva ser usado com cuidado no amargor. Ideal para cervejas de alta densidade (high-gravity) e adições tardias no whirpool ou primeira fermentação, podem trazer um amargor interessante para IPAs bem encorpadas.