




Um pouco da história deste lúpulo:
Desenvolvida nos Estados Unidos pela Universidade de Washington, é também conhecida como Super Cascade pela similaridade dos aromas cítricos e chega a ter até o dobro de alfa ácidos.
Foi lançado comercialmente em 1990 e seu nome é uma homenagem à celebração de 100 anos do estado de Washington em 1989. É descendente principalmente do lúpulo Brewer’s Gold, mas tem em seu DNA também genética dos lúpulos Fuggles e East Kent Goldings
É um dos lúpulos mais apreciados pelas cervejarias artesanais pela sua versatilidade em entregar um amargor profundo e um aroma pronunciado. Centennial parece que foi criada para os estilos Pale Ale e IPAs, cai muito bem, principalmente em adições tardias e dry hoppings.
É uma variedade cujo comportamento no campo é conhecido por ser imprevisível e muitas vezes não uniforme. É uma das primeiras variedades colhidas na safra, junto com SAAZ.
E no país abençoado por Deus e bonito por natureza:
Aqui no Brasil tem se desenvolvido bem, entregando um potente amargor e um aroma floral doce, lembrando frutas maduras, doces caseiros como goiabada. Uma das preferidas aqui da família Irahops.
Cervejas ou receitas para provar o potencial deste lúpulo:
A RT166, cervejaria parceira aqui em Itapetininga, fez uma Double IPA, onde juntou 4 de nossos lúpulos (Comet, Crystal, Centennial e Cascade). Mas a Centennial foi a estrela dessa receita, entrando no Dry Hop durante a 1ª fermentação. O Mestre Cervejeiro Rodrigo Pineli acertou a mão usando uma parte em pellets e uma parte em flor.
Confere Aqui: https://www.instagram.com/reel/CgFExVDlOnJ/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Uma das cervejas mais famosas da cervejaria Founder’s é sua Centennial, uma “quase” single hop cheia de personalidade e sabor. Temos a nossa versão dessa receita que se aproxima bastante, mas a nossa sim single hop. Confere lá no nosso Instagram (colar link receita IG)
Perfil Aromático:
Aromas florais doce e levemente amadeirado
Perfil Amargor:
Limpo e equilibrado. Use a qualquer hora!